Nosso Blog

Tem uma farmácia?
Descubra o que é o SNGPC e por que você precisa dele.

95 empresas integrarão farmácias ao sistema da Anvisa

  • Home
  • Blog
  • 95 empresas integrarão farmácias ao sistema da Anvisa
28/05/2012
empresas integrarão farmácias ao sistema da Anvisa
Guia de Conteúdo

 

23/05/2007

95 empresas integrarão farmácias ao sistema da Anvisa

No último sábado (19), os farmacêuticos da cidade de São Paulo conheceram melhor o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Durante o encontro, que reuniu cerca de mil profissionais da área, a Anvisa e o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF/SP) esclareceram as principais dúvidas sobre o novo sistema.

O SNGPC permitirá o acesso a informações mais precisas sobre a venda de medicamentos controlados nas farmácias e drogarias. Isso vai possibilitar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária agir com mais eficiência nos casos de vendas irregulares e consumo abusivo.

De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, o SNGPC dará mais respaldo às atividades do profissional farmacêutico. Ele será o responsável pela senha de cadastro das vendas de medicamentos controlados pelas farmácias e drogarias. “Temos que lutar para que a farmácia preste um serviço de saúde à população, participando do controle sobre o consumo abusivo dessas substâncias”, defende Raposo.

Para a presidente do CRF/SP, Raquel Rizzi Grecchi, a informatização do controle de medicamentos vai agilizar o trabalho do farmacêutico. “Evitar o consumo desnecessário de medicamentos é uma de nossas responsabilidades. A presença maciça dos farmacêuticos durante o evento é uma prova desse envolvimento”, declara Grecchi.

Tecnologia

As principais questões levantadas durante o evento foram referentes à forma de cadastramento e credenciamento dos profissionais e dos estabelecimentos. De acordo com o assessor da Anvisa e responsável pelo desenvolvimento do SNGPC, Eugênio Zimmer Neves, o sistema foi pensado de forma a interferir o mínimo possível na rotina das farmácias e drogarias.

A Anvisa não definiu um programa de computador específico, mas estabeleceu, apenas, a forma como essas informações devem ser repassadas. Assim, cada estabelecimento irá incluir o SNGPC em seus próprios sistemas de controle de estoque, sem o risco de incompatibilidades com os softwares utilizados. Segundo Zimmer, 95 empresas de informática já estão habilitadas no site da Anvisa para poder desenvolver os sistemas para farmácias e drogarias.

O primeiro passo para o funcionamento do SNGPC é o cadastramento dos estabelecimentos e dos profissionais responsáveis pelo envio das informações. Com isso, será possível fazer um levantamento de todas as substâncias controladas presentes no estoque da farmácia. As informações serão enviadas para o banco de dados da Anvisa com intervalo de um a sete dias, mesmo não havendo compra ou venda desses produtos neste prazo.

Atualmente, 13 mil farmácias já estão cadastradas para iniciar as transmissões. Outras 14 mil possuem o cadastro necessário, mas ainda não habilitaram o responsável técnico pelo estabelecimento.

Fonte: Anvisa

Cláudio Ferreira

Compartilhe:

SNGPC Remoto

Categorias

Veja Também

erros no sistema sngpc

Como corrigir erros comuns no sistema SNGPC

Corrigir erros no sistema SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) pode parecer complicado à primeira vista, mas com algumas dicas simples, é possível resolver a maioria dos problemas de forma rápida e eficiente.