A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, 2ª edição, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 833, datada de 11 de dezembro de 2023.
A resolução, em vigor desde 2 de janeiro de 2024, sucede a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 463, de 27 de janeiro de 2021. As empresas têm um prazo de 180 dias, a partir da data de início da vigência da norma, para adequar seus procedimentos à nova edição do formulário.
A atualização inclui a substituição da monografia Psidium guajava L., conforme resultado da Consulta Pública 1.152, realizada em 14 de março de 2023. O arquivo atualizado está disponível para consulta, no portal da Anvisa: Formulário de Fitoterápicos.
Para mais informações sobre o processo regulatório realizado, consulte a página da Consulta Pública.
Sobre o Formulário de Fitoterápicos
O Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, 2ª edição, conta agora com 85 monografias, abrangendo 85 espécies e 236 formulações. A atualização é resultado do trabalho do Comitê Técnico Temático de Plantas Medicinais da Farmacopeia Brasileira (CTT PM).
As formulações constantes do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira são reconhecidas como oficinais ou farmacopeicas, servindo de referência para o sistema de notificação desses produtos na Anvisa, podendo, ainda, ser manipuladas de modo a se estabelecer um estoque mínimo em farmácias de manipulação e farmácias vivas.
- Inclusão de informações no SNGPC voltará a ser obrigatória - novembro 1, 2024
- CMED divulga anuário com dados do mercado nacional de medicamentos em 2023 - outubro 10, 2024
- Como corrigir erros comuns no sistema SNGPC - outubro 7, 2024