18/05/2011 às 22:31h
A Agência Nacional de Vigilância (Anvisa)promoveu hoje (18) uma palestra sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), no auditório de Farmácia da Universidade Federal do Piauí. O objetivo era esclarecer farmacêuticos e proprietários de farmácias e drogarias sobre dúvidas no sistema.
O palestrante foi o Dr. Rodrigo Tomaz Alaver, coordenador substituto do SNGPC e especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, que veio a convite do Dr. Ulisses Aguiar, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do estado do Piauí.
“Nós queremos estimular o uso do Sistema. Aqui no Piauí o índice de adesão é muito baixo. A Anvisa identificou o problema e nós viemos e devemos visitar todos os Estados que apresentam a mesma deficiência”, explicou Rodrigo Tomaz.
O Dr. Osvaldo Bonfim de Carvalho esteve presente e elogiou a iniciativa: “É importante tirar dúvidas e comprovar a importância do Sistema. A adesão de farmacêuticos e empresas ao SNGPC só trará benefícios à saúde da população”.
De acordo com dados da Anvisa, no Piauí o índice de adesão é de apenas 25%, ou seja, das 966 empresas cadastradas na Anvisa apenas 242 tem registro no SNGPC. Em relação ao ano de 2010 houve um crescimento na quantidade de empresas que se regularizaram junto à Agência (364) e de empresas com o SNGPC (119).
Esses números colocam o Piauí numa lista preocupante para a Anvisa, juntamente com os Estados do Amazonas, Maranhão , Bahia, Acre, Alagoas, Roraima, Amapá e Pará.
Rodrigo Tomaz, Ulisses Aguiar e Osvaldo Bonfim
- Inclusão de informações no SNGPC voltará a ser obrigatória - novembro 1, 2024
- CMED divulga anuário com dados do mercado nacional de medicamentos em 2023 - outubro 10, 2024
- Como corrigir erros comuns no sistema SNGPC - outubro 7, 2024