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COMO DIMINUIR PROBLEMAS COM SNGPC

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30/09/2013
Guia de Conteúdo

Tem problemas em seu SNGPC. Veja aqui como reduzir drasticamente esses problemas

Em ordem de prioridade/importância

1 – Tenha uma conexão de Internet de 5 mb (recomendável 10 MB)
Ter uma conexão de internet de boa velocidade irá lhe garantir que os problemas existentes, sejam quais forem, não estão relacionados a sua conexão.

Muitas falhas que ocorrem no SNGPC não são por culpa da ANVISA e nem do programa, mas de sua conexão de baixa qualidade que não lhe oferece segurança nas transmissões de arquivos.

As conexões com velocidade de 1Mb não são boas para comunicação com o SNGPC. Esse tipo de conexão pode ser boa para enviar e-mail, para consultar dados no site da ANVISA, para fazer pedido eletrônico, mas para o SNGPC não serve. Os programas que conseguem funcionar com esse tipo de internet realizam um trabalho grande de engenharia para solucionar um problema que não é deles, e muitos não conseguem. Fale com o seu chefe ou proprietário da farmácia da dificuldade em se realizar o trabalho com esse tipo de internet.

10 MB de velocidade é o ideal.

2 – O Programa. Há programas no mercado que permitem que se digitem dados que não serão aceitos pela ANVISA porque não fazem uma pré-validação de dados enquanto você está digitando. Há programas no mercado que deixam o trabalho de validar apenas para o farmacêutico, quando estes deveriam realizar esse trabalho, Por exemplo :

– deixam cadastrar medicamento que o MS não existe na ANVISA, o arquivo será rejeitado.
– deixam cadastrar medicamento que não tem saldo na data, o arquivo será rejeitado.
– deixam cadastrar CID errado que não existe na ANVISA, o arquivo será rejeitado.
– deixam trocar a classe terapêutica do medicamento estando o inventário confirmado, o arquivo será rejeitado.

Há outros erros, que se fizesse a lista completa, o post não termina..

Portanto se você tem erros de rejeição de arquivo em 90% dos casos a culpa não é da ANVISA, mas do programa, procure outro software que lhe dê segurança de que você está fazendo o trabalho corretamente e não fique achando que sempre o problema é na ANVISA.
Converse com seus colegas e escolha um software que sabe-se que nunca ou poucas vezes lhe deu problema.

3 – Erros da ANVISA
Esse não está ao alcance dos farmacêuticos resolver. Há instabilidades no site gerando dificuldades de logar, há dificuldades em transmitir arquivo, e há os erros de lógica que causam um desconfiança no sistema como por exemplo a duplicação de inventário e o surgimento de medicamentos que nunca foram inventariados e outros. Nesses casos há somente o 0800 da Anvisa e o fale conosco no site.

4 – O suporte técnico do programa. O suporte técnico deve ser capaz de lhe tirar as dúvidas sobre a operação de toda o sistema SNGP C, não se resumindo a apenas lhe explicar o funcionamento do programa, porém não espere que ele vá fazer o trabalho por você. Um suporte eficiente consegue lhe tirar as dúvidas tanto do programa quanto de operação no site do SNGPC e do sistema como um todo. Deve ter disponibilidade em horário comercial, cordialidade e paciência.

Resumindo:
Essas dicas não são para você nunca ter problemas, pois você os terá, mas se seguidas podem reduzi-los SIGNIFICATIVAMENTE.

Cláudio Ferreira

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