Medicamentos controlados terão cadastro no SNGPC
06/06/2007
Uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que os estabelecimentos e seus responsáveis técnicos devem produzir um inventário do estoque de produtos controlados.
O cadastramento de 70 mil farmácias e drogarias no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) começou no início de maio. Com esta medida, o sistema informatizado permitirá calcular o número de doses vendidas e o monitoramento do que está sendo consumido. A partir de agora, o responsável pela farmácia deverá atualizar os dados uma vez por semana, tanto de medicamentos industrializados, quanto de manipulados, mesmo que não haja diferença no estoque.
Sem esse relatório, a farmácia fica proibida de comercializar esses medicamentos. O documento vai indicar compra, venda, transferência e perda de medicamentos, além do nome do médico que prescreveu a receita e do estabelecimento distribuidor, dados técnicos dos produtos, como a quantidade na embalagem, a classe terapêutica, o lote, entre outros. As farmácias terão de seis meses a um ano para se adequarem a nova regra.
- Inclusão de informações no SNGPC voltará a ser obrigatória - novembro 1, 2024
- CMED divulga anuário com dados do mercado nacional de medicamentos em 2023 - outubro 10, 2024
- Como corrigir erros comuns no sistema SNGPC - outubro 7, 2024