A Anvisa informa que o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) está passando por períodos de instabilidade desde a última sexta-feira, 5 de outubro.
A instabilidade culmina em lentidão para utilização das funcionalidades do sistema, acarreta erros de acesso e gera demora no processamento e na validação de arquivos XML.
A Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) e a Gerência-Geral de Tecnologia da Informação (GGTIN) estão empenhadas em solucionar a instabilidade e regularizar o acesso, a utilização e o envio de arquivos XML por meio do sistema.
Conforme o artigo 33 da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 22/2014, “Não deverá ser objeto de autuação a falta de regularidade na transmissão das movimentações e emissão de relatórios quando o motivo for estritamente instabilidade operacional do próprio SNGPC.”
Dessa forma, a falta de envio de arquivos XML no período de 5/10 até o momento, que comprovadamente tenha ocorrido devido à dificuldade de acesso ao sistema, estará amparada pela resolução citada.
Fonte : Anvisa
Nota do Editor :
A instabilidade tem gerado atraso na validação e arquivos e quando validam, estes vem com erros no processo de validação, por exemplo : falsos erros de falta de saldo ou lote. A orientação é aguardar até mesmo para transmitir arquivos, visto que o sistema da ANVISA está passando por problemas.
- Inclusão de informações no SNGPC voltará a ser obrigatória - novembro 1, 2024
- CMED divulga anuário com dados do mercado nacional de medicamentos em 2023 - outubro 10, 2024
- Como corrigir erros comuns no sistema SNGPC - outubro 7, 2024