O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) foi criado pela Anvisa para monitorar a comercialização de medicamentos controlados em farmácias de todo o Brasil.
O software permite monitorar as compras, transferências, vendas e perdas dos remédios. O acompanhamento é feito em tempo real, de forma online, e traz mais segurança e eficiência nos processos de controle dos órgãos fiscalizadores.
Esse processo, anteriormente, era feito de forma manual. Os farmacêuticos responsáveis técnicos (RTs) anotavam em papéis ou cadernos e repassavam à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). No entanto, isso dificultava o trabalho do órgão e tornava o processo de fiscalização demorado.
Com a criação do sistema, pelo Ministério da saúde, o controle se tornou mais efetivo, dando celeridade tanto para os agentes fiscalizadores, como para os profissionais envolvidos no preenchimento das informações no SNGPC.
Neste artigo, vamos te mostrar todos os benefícios de implementar o software na sua farmácia e como ele pode aumentar a credibilidade do estabelecimento.
Benefícios de implementar o SNGPC no meu estabelecimento
Implementar o SNGPC no seu estabelecimento é obrigatório para que você possa estar em dia com a documentação legal de funcionamento. A obrigatoriedade existe desde a publicação da legislação RDC n.º 27, no dia 30 de março de 2007.
Antes desta data, o controle era feito manualmente, registrado no papel e repassado aos órgãos reguladores. Este fluxo era pouco eficiente, causava atraso nos procedimentos e dificultava a resolução de problemas entre a Anvisa e as farmácias.
A partir da informatização, o monitoramento acontece de forma remota e organizada. A Anvisa consegue acompanhar as entradas e saídas dos medicamentos, evitando problemas de identificação de remédios e perdas de informações.
Para os proprietários, farmacêuticos e demais funcionários dos estabelecimentos, fica mais fácil verificar quais os medicamentos controlados estão disponíveis em estoque, número de lote e prazo de validade. Além disso, ficou mais simples dar baixa nos produtos e encontrar possíveis inconsistências nas receitas.
Outro benefício, é que os farmacêuticos conseguem encontrar facilmente todas as informações de entrada e saída de remédios, além das receitas, quando forem exigidas pelos agentes da vigilância sanitária.
A possibilidade de importação do inventário também ajuda a poupar o tempo do farmacêutico RT. A partir dele, todo o registro dos medicamentos controlados será informatizado e concentrado no software.
Além disso, em caso de substituição de sistema, basta fazer a importação do inventário, diminuindo retrabalhos do profissional. Desta maneira, evita-se o risco de cometer erros na hora de cadastrar os medicamentos.
Leia também: SNGPC Anvisa: Passo a passo
Registro de medicamentos: com o SNGPC, também fica mais fácil cadastrar novos medicamentos, já que basta digitar o número de registro, disponibilizado na embalagem, e o próprio software puxa no banco de dados da Anvisa as demais informações do produto.
Informações sobre medicamentos: também é possível ter acesso a todos os remédios controlados no Brasil, além das informações sobre os mesmos.
O sistema permite, ainda, acompanhar os hábitos de consumo e a prescrição, de acordo com as regiões do país.
Como implementar o SNGPC no seu estabelecimento?
Para fazer a implementação do programa no seu estabelecimento é necessário contratar uma empresa especializada no assunto para lhe auxiliar, pois não há suporte dos órgãos fiscalizadores neste processo.
Como você pôde perceber, há uma série de vantagens ao instalar o SNGPC na sua empresa. Com ele, todos os seus medicamentos estarão cadastrados em um só lugar, com número de série e lote, também, ficará fácil apresentar todas as entradas e saídas de remédios controlados aos fiscais da vigilância sanitária.
Além de economizar tempo e dinheiro, você estará em dia com as exigências legais da Anvisa.
Precisa de mais informações sobre como iniciar o processo de implementação do software na sua empresa? Clique aqui e fale com a CMA Sistemas.
- Inclusão de informações no SNGPC voltará a ser obrigatória - novembro 1, 2024
- CMED divulga anuário com dados do mercado nacional de medicamentos em 2023 - outubro 10, 2024
- Como corrigir erros comuns no sistema SNGPC - outubro 7, 2024