A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) de João Pessoa passará a contar com um sistema eletrônico para receber de forma informatizada o controle de dispensação de medicamentos de uso controlados dos hospitais e distribuidoras de medicamentos. O sistema foi criado por técnicos de informática da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e será apresentado aos técnicos da Vigilância Sanitária na manhã desta quinta-feira (16), no auditório do Conselho Municipal de Saúde, localizado na sede da SMS.
“O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) estabelece esse controle para drogarias, mas deixou de lado os hospitais e distribuidoras de medicamentos, então em suplemento à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n°22 da ANVISA estamos instalando esse sistema que abrangerá também os hospitais e distribuidoras”, explica Alberto José, gerente da Vigilância Sanitária.
Ainda de acordo com Alberto esse controle é feito através de livros, o que sobrecarrega o profissional encarregado por essa função e muitas vezes ocasiona a diferença entre as informações existentes no local e as repassadas à GVS.
A vigilância sanitária já possuía um sistema próprio, mas que não permitia o recebimento dessas informações por falta de compatibilidade com os sistemas adotados pelos hospitais e distribuidoras. Por isso a necessidade da criação de um sistema compatível para facilitar o recebimento dessas informações e evitar possíveis erros.
“A plataforma vai permitir uma interação entre os sistemas da vigilância com o dos hospitais e distribuidores, fazendo com que o nosso sistema leia os dados enviados pelos outros sistemas, o que garante o controle mais efetivo e rápido dos dados otimizando o trabalho da Vigilância Sanitária”, completa o gerente da GVS.
Vigilância – A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) é responsável por ações que eliminem, diminuam ou previnam riscos à saúde e que intervenham em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Essas ações garantem que os produtos, assim como serviços prestados, tenham um nível de qualidade que elimine ou minimize a possibilidade de ocorrência de efeitos nocivos à saúde, provocados pelo consumo de bens e da prestação de serviços impróprios. Como parte integrante da Saúde, a Vigilância Sanitária contempla os mais diversos campos de atuação, desde os específicos da área sanitária até outros, como saneamento, educação e segurança.
As ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária são de caráter educativo (preventivo), normativo (regulamentador), fiscalizador e, em última instância, punitivo. São desenvolvidas nas esferas federal, estadual e municipal e ocorrem de forma hierarquizada.
Fonte: Prefeitura de João Pessoa
- Inclusão de informações no SNGPC voltará a ser obrigatória - novembro 1, 2024
- CMED divulga anuário com dados do mercado nacional de medicamentos em 2023 - outubro 10, 2024
- Como corrigir erros comuns no sistema SNGPC - outubro 7, 2024